FGTS: instruções e documentos para sacar o Fundo de Garantia

Por Angela Ernesto
08/03/2016 @ 19:35

O FGTS é um fundo de garantia que seu empregador deposita numa conta aberta naCaixa Econômica Federal para te proteger de uma demissão sem justa causa. Todo mês. quando você recebe seu salário, com registro na carteira de trabalho (CLT), o empregador é obrigado a pagar 8% do que você ganha, deixando este valor guardado. Com essa quantia acumulando (com atualização monetária mensal mais juros de 3% ao ano), ao final de um período ou em determinadas situações, você pode sacar e dar entrada num imóvel, tendo a chance de construir seu patrimônio. Neste post iremos dar instruções e responder as perguntas mais frequentes sobre quando e como sacar seu FGTS. Confira este e muitos outros Guias Práticos.

1) Quem tem direito ao FGTS?

Todos os trabalhadores com registro na carteira de trabalho após 1988, pois até esta data o pagamento do FGTS não era obrigatório;
Trabalhadores rurais (inclusive os que trabalham em períodos de colheita);
Atletas profissionais;
Funcionários temporários.

Sempre é bom lembrar que o valor do fundo de garantia por tempo de serviço não é descontado do salário e sim uma obrigação de quem contrata.

2) Em que situações posso sacar meu FGTS?

Se você foi demitido, sem que seja por  justa causa;
Após o encerramento do contrato de trabalho;
Na rescisão do contrato por extinção total da empresa;
Se a empresa deixou de exercer parte de suas atividades;
Se houve o fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências;
Com o falecimento do empregador ou nulidade do contrato de trabalho quando for mantido o direito ao salário;
No encerramento do contrato por força maior;
Na aposentadoria;
No caso de acidente provenientes de chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando o estado de calamidade pública for reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
Na suspensão do Trabalho Avulso;
No falecimento do trabalhador;
Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
Quando o trabalhador ou seu dependente for diagnosticado com vírus HIV;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver com câncer;
Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;
Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos;
Quando o trabalhador permanecer por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS,  neste caso, podendo o saque ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;
Na liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio;
Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

De 2 em 2 meses, todo trabalhador deve receber em casa pelo correio o extrato dos depósitos do FGTS. Se você não está recebendo ligue para 0800 726 01 01. Confira se seu endereço está correto e com todos os dados preenchidos. No caso do empregador não estar pagando o seu fundo de garantia uma delegacia regional do trabalho deverá ser procurada e uma denúncia feita.  O responsável pela fiscalização das empresas é o Ministério do Trabalho e Emprego.

3) Quais documentos eu preciso para receber meu FGTS?

Vamos levar em consideração aqui uma demissão sem justa causa, que acredito ser mais comum. Para outras situações mais específicas, basta consultar o site da Caixa.

Carteira de Trabalho, exceto quando se tratar de diretor não empregado ou outro documento que comprove o vínculo empregatício;
Documento de identificação do trabalhador ou diretor não empregado;
Cartão Cidadão, número de inscrição PIS/PASEP ou Inscrição de Contribuinte Individual, junto ao INSS, para o doméstico não cadastrado no PIS/PASEP;
Termo de Recisão de Contrato de Trabalho – TRCT, homologado pelo órgão competente, quando o vínculo for maior que 1 ano ou atas das assembleias que decidiram pela nomeação e pelo afastamento do diretor. As atas devem ser apresentadas em via original e cópia, para confronto e autenticação no ato do recebimento, ou por meio de cópia autenticada;
Cópia do contrato social e respectivas alterações registradas em Cartório de Registro de Títulos e Documentos ou na Junta Comercial.

Em caso de diretor não empregado, será preciso o ato próprio da autoridade competente, publicado em Diário Oficial.

Este foi o primeiro Guia Básico sobre o Fundo de Garantia. Aproveite também para saber como usar o Fundo de Garantia para investir em imóveis.

457 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

NILZA

– Bom a empresa aonde eu trabalhava faliu e não deram a baixa na minha carteira … Será que consigo sacar o FGTS inativo ?

Responder
Otavio Romani

O meu caso é o seguinte, no momento estou em Brasil só que viajo para o exterior fim de março e para os nascidos de maio o FGTS poderá ser sacado a partir do mês de Abril, no caso não estarei aqui. A pergunta é : Minha mão pode receber por mim com meu cartão cidadão?

Responder
Dayane Burgos

Olá, Otavio. Como vai?

Fique feliz em saber que você mesmo pode fazer o saque do seu FGTS, mesmo não estando mais aqui no Brasil. Para realizar o saque, basta acessar o site caixa.gov.br e obter o formulário de Solicitação de Saque do FTS na área de downloads de documentos. Logo após, compareça a um consulado do Governo Brasileiro, com a Solicitação de Saque devidamente preenchida e a documentação original e cópia (que comprova o direito à movimentação da conta vinculada.

Para maiores informações, você pode ligar diretamente na agência da Caixa Econômica, através do número 0800 726 0101 e sanar suas maiores dúvidas.

Boa sorte 🙂

Estela silva

ola não tenho mais o contrato de reçisão gostaria de saber se mesmo assim posso tirar o fgts e tambem não tenho cartão cidadão ainda? ?

Responder
Dayane Burgos

Olá, Estela.

Tudo bem? O mais correto é ter em mãos a chave de acesso fornecida pela empresa. Por isso, aconselho que entre em contato com a mesma para que gere uma nova chave para você. Por ser um caso muito específico, sugiro que entre em contato com a Caixa Econômica para que eles possam direcioná-la para as melhores medidas: 0800 726 0101.

Um beijo e boa sorte.

Jéssica

Oi bom dia ,eu perdi a minha rescisão como faço para sacar o FGTS???

Responder
Dayane Burgos

Olá, Jéssica. Tudo bem?

Caso você tenha pedido demissão do seu emprego, infelizmente não poderá sacar o Fundo de Garantia já que, de acordo com as leis trabalhistas, só tem direito ao FGTS aqueles que foram demitidos sem justa causa. 🙁

Um beijo.

Fabiano Amorim

Boa tarde Danilo .. eu estou a três anos sem trabalhar com carteira assinada, dia 21/06/2016 completei 3anos sem estar trabalhando com carteira assinada e no mesmo mês 07/06/2016 fiz aniversário sendo assim já estou no direito de receber desde o dia 22 de junho de 2016 certo?minha última demissão foi dia 21/06/2013 está é a data que consta na minha carteira.. só que eu estava olhando os depósitos do fgts e consta que uma empresa depositou um valor atrasado de fgts no mês de julho de 2016 .. Será que isso complica? hoje fui na caixa dei entrada no saque assinei os papéis para o saque a atendente também assinou autorizando meu saque .. e o pagamento foi agendado para daqui 5dias úteis dei entrada hoje dia 24/01/2017 o pagamento foi marcado para dia 31/01/2017 minha dúvida é mesmo eu já tendo assinado todos os papéis dado a entrada a possibilidades de eu não receber?obrigado desculpe pela pergunta enorme rsrs

Responder
Danilo Souza

Olá Fabiano. Tudo bom?

Como seu caso é muito especifico, é bom entrar em contato com atendimento ao cliente da Caixa, só para ter certeza, como você já passou por algumas etapas na agência, dificilmente o processo será cancelado, sendo assim, a possibilidade de receber os direitos dela são grandes. Mas certifique-se de que isso é realmente correto!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e um abraço 🙂

Cleide

Meus documentos estão como de solteira menos minha identidade mesmo assim posso da entrada do meu FGTS

Responder
Danilo Souza

Olá Cleide. Tudo bom?

Provavelmente nesse caso você terá que levar a certidão de matrimônio, mas para você não fazer uma “viagem perdida” é recomendável que você entre em contato com a Caixa para que eles te informem melhor.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Jonas Marino

Estou com a minha conta inativa a 3 anos, gostaria de saber se é possível sacar meu FGTS sem a CTPS. estou em processo de confecção de uma segunda via porem o pra para agendamento está longo e me perguntei se não teria como sacar sem a CTPS e com os demais documentos

Agradeço a atenção

Responder
Danilo Souza

Olá Jonas. Tudo bom?

Recomendo que entre em contato com a caixa, mesmo que sua condição seja de 3 anos inativo pode ser que eles precisem do documento, mas para ter certeza será melhor falar com eles para que você receba informações mais concretas sobre como proceder.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraços 🙂

Monica Ramos

Fui assaltada e levaram meu rg será que consigo sacar meu fgts sem o rg

Responder
Danilo Souza

Olá Monica. Tudo bom?

Recomendo entrar em contato com o atendimento ao cliente da Caixa, por ser um documento de identificação importante só eles podem resolver isso!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e Abraços 🙂

Regiane Silva

Olá Danilo. Minha homologação é dia 12/01/2017. Sei que na própria homologação vão me fornecer a documentação necessária para que eu saque o FGTS, inclusive a chave, porém gostaria de saber quanto tempo demora para que eu consiga sacar? Há um prazo ou posso ir no mesmo dia na CEF e fazer o saque?

Responder
Danilo Souza

Olá Regiane. Tudo bom?

Na rescisão de contrato de trabalho, não é o trabalhador que solicita o saque do Fundo de Garantia. Cabe ao empregador comunicar a rescisão à Caixa Econômica Federal, por meio do sistema Conectividade Social. Em até 5 dias úteis, com a documentação exigida, o trabalhador poderá sacar seu FGTS!

Abraço e boa sorte 🙂

Aline da Silva Inácio

Eu pedir demissão em fevereiro de 2013 tenho direito de sacar o FGTS.

Responder
Danilo Souza

Olá Aline. Tudo bom?

Exite uma regra para saque que diz “Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta”, se você cumpriu essa regra, sim você poderá sacar. Mas entre em contato com a Caixa Econômica para que eles te passem informações mais concretas sobre esse processo!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Cristina correa de barros

Oi pedi a conta do meu trbalho dia9 de janeiro de 2014 tenho direito a receceber o fgts de conta inativa. Quais documentos necessarios

Responder
Danilo Souza

Olá Cristina. Tudo bom?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Abraço e boa sorte! 🙂

Danilo Souza

Olá Guilherme. Tudo bom?

Caso não tenha a possibilidade de ter a chave em mãos é recomendável que você entre em contato com a Caixa Econômica para que eles possam te passar as devidas orientações de como proceder.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0505

Boa sorte e abraços 🙂

Edson

Fui demitido em 1997 e não dei entrada no meu fundo de garantia o que fazer

Responder
Danilo Souza

Olá Edson. Tudo bom?

Se tiver contato com a empresa que trabalhou você pode pedir a chave para saque, se não for o caso recomendo que você entre em contato com a Caixa Econômica para que eles possam te passar as devidas orientações de como proceder!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0505

Boa sorte e abraços 🙂

leonardo oliveira

eu trabalhei em 2013 e nao recebi o fgts sera q eu tenho alguma coisa pra receber porem eu nao tenho a chave.

Responder
Danilo Souza

Olá Leonardo. Tudo bem?

Você já cumpriu um dos requisitos para saque que é “Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta”. Com o cumprimento dessa regra você pode sacar com essa justificativa.

Espero te ajudado e abraço 🙂

Paulo cruz da Silva

Quais os documentos eu preciso levar para sacar o fgts nativa?

Responder
Danilo Souza

Olá Paulo. Tudo bem?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que pessoas demitidas por justa causa não podem retirar o FGTS.

Abraço e boa sorte! 🙂

Belchior

Ola boa tarde eu queri saber c com o cartao cidadao eu consigo sacar o fgts

Responder
Danilo Souza

Olá Belchior. Tudo bom?

Na boca do caixa sim, porem o limite para saque no caixa é de R$ 1.500,00, se o valor do saque for maior que R$ 1.500,00, seu atendimento deve ser realizado nas agências da Caixa. Qualquer dúvida com relação ao saque, entre em contato com o atendimento da Caixa pelo número: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

José Adelino Carlos Severiano

Quero tirar meu fundo de garantia como faço para tirar do q precisa

Responder
Danilo Souza

Olá José. Tudo certo?

Para dar entrada no seu Fundo de Garantia, além de levar a chave para saque, fornecida pela empresa, você deve portar:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que só tem direito ao saque do FGTS as pessoas que foram demitidas sem justa causa, que tiveram término de contrato por prazo determinado, que tiverem de receber rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior, aposentadoria e outras situações.

Abraço e boa sorte 🙂

Renato Geraldino Fonseca

Ei queria saber se eu tenho direito em recebe o fundo de garantia

Responder
Fábio Barbosa da Silva

A última vez que foi registrado foi em 2009 eu consigo sacar meu FGTS.

Responder
Danilo Souza

Olá Fábio. Tudo bom?

Você cumpriu um dos requisitos para saque que é “Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta”, mas para uma informação mais concreta entre em contato com a Caixa Econômica, lá eles irão te auxiliar com mais exatidão.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0505

Boa sorte e abraço 🙂

Eliete

Olá, uma dúvida, é necessário estar com algum documento de depósito do FGTS emitido pela empresa, ou somente com o termo de rescisão e quitação de contrato de trabalho, mais RG e Carteira profissional eu consigo sacar?

Responder
Danilo Souza

Olá Eliete. Tudo bom?

No geral a documentação necessária para o saque é essa:

-número da chave fornecido pela empresa;
-Carteira de Trabalho;
-Documento de identificação;
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS;
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT);
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Boa sorte e abraço 🙂

marcio antonio

tenho o fgts preso , a minha empresa faliu e nao me deu nenhum documento ,como faço pra sacar

Responder
Danilo Souza

Olá Marcio. Tudo bom?

No seu caso recomendamos entrar em contato com a Caixa para saber o que eles podem fazer no seu caso, lá eles poderão te auxiliar com mais precisão nas informações.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0505

Boa sorte e abraço 🙂

Danilo Souza

Olá Sergivan. Tudo bom?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que pessoas demitidas por justa causa não podem retirar o FGTS.

Boa sorte e abraço 🙂

Carla Sampaio

Trabalhei com o empregada doméstica, fui demitida. Quais os documentos necessários para eu sacar o FGTS??

Responder
Danilo Souza

Olá Carla. Tudo bom?

Para dar entrada no seu Fundo de Garantia, além de levar a chave para saque, fornecida pela empresa, você deve portar:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Boa sorte e abraços 🙂

Saulo

Eu quero sacar o meu FGTS mais estou sem a identidade e a carteira de trabalho oque eu faço?

Responder
Danilo Souza

Olá Saulo. Tudo bom?

É recomendado que você entre em contato com o atendimento ao cliente da Caixa, lá eles de passaram orientações mais especificas para resolução do seu problema.

Telefones para contato com a Caixa Econômica:
3004 1105 – Atendimento a Capitais e Regiões Metropolitanas;
0800 726 0505 – Atendimento às demais regiões do país.

Boa sorte e abraço 🙂

Suene Santos

Tou sem meu RG posso sacar meu FGTS só com minha carteira de trabalho e o papel de chave

Responder
benivaldo

eu pedir as conta em 2013 eu quonsigo tirar o fundo de garantia

Danilo Souza

Olá Benivaldo. Tudo certo?

Nas regra para o saque do FGTS existe uma que diz “Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta”, se você cumpriu essa regra, sim poderá sacar, mas entre em contato com a Caixa Econômica para que eles te passem informações mais concretas sobre esse processo!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraços 🙂

Danilo Souza

Olá Suene. Tudo bom?

O RG é uma parte importante da documentação para o saque ser efetuado, para saber melhor sobre a possibilidade de saque, entre em contato com o atendimento da Caixa, lá eles poderão passar as informações com mais exatidão.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e um abraço 🙂

Gisele Aparecida da Luz

Fui dar entrada no fgst e meu fundo está depositado em um outro número de pis oque devo fazer

Responder
Danilo Souza

Olá Gisele. Tudo bem?

Recomendamos que você entre em contato com o atendimento da Caixa para que eles te passem instruções que irão ajudar de maneira mais rápida.

Telefones para contato com o atendimento ao cliente Caixa:

3004 1105 – Atendimento a Capitais e Regiões Metropolitanas;
0800 726 0505 – Atendimento às demais regiões do país.

Boa sorte e abraço 🙂

Leonardo

Oie
Eu pedi demissao faz Três anos e não trabalhei registrada mais eu posso sacar meu fgts? E quais documentos preciso levar?

Responder
Danilo Souza

Olá Leonardo. Tudo bom?

Pode sim e para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Boa sorte e um abraço 🙂

MARIA DE FÁTIMA.

Eu trabalhei em 2013, um mês registrada mas tenho o fgts preso de outra firma, como receber?

Responder
Danilo Souza

Olá Maria. Tudo bem?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que pessoas demitidas por justa causa não podem retirar o FGTS.

Abraço e boa sorte! 🙂

Marcia

Olá Danilo!!

Saquei meu FGTS e não levei o papel com a chave de identificação. Nesse caso existe alguma possibilidade de ter sacado o valor errado? Voltei na CEF e me informaram que não tem nenhum outro valor disponível, porém o valor sacado não bate com o que consta no Demonstrativo do Trabalhador de Recolhimento do FGTS Rescisório.

Responder
Danilo Souza

Olá Marcia. Tudo bom?

Recomendo que você entre em contato com a Caixa para saber se isso ocorreu devido a documentação. Caso seja esse o motivo peça para que eles te informem com mais exatidão como proceder com relação a isso!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e um abraço 🙂

Tamiris

Olá, fui demitida em outubro e ainda não houve a homologação, porém minha carteira já está assinada em outra empresa. Posso dar entrada no meu fgts normalmente após a homologação?

Responder
Danilo Souza

Olá Tamiris. Tudo bom?

Eu não posso te responder isso com certeza total, será melhor se você pegar a informação com o atendimento da Caixa, eles dirão como funcionará esse processo com mais exatidão!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Romildo Corrreia Santos

Tenho fgts do ano 2014 por trabanho determinado como faco pra receber eu perdi todos os documentos de rescisão do contrato?

Responder
Danilo Souza

Olá Romildo. Tudo bom?

No seu caso será bom se você entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Caixa, para que eles possam lhe instruir da melhor maneira possível e com informações mais exatas com relação ao seu caso!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

manoel barbalho da nobrega filho

ola bom dia eu tenho o fgts retido como eu faso pra saca ja tem mas de 4 ano que não assino a carteira de trabalho

Responder
Danilo Souza

Olá Manoel. Tudo bom?

Para dar entrada no seu Fundo de Garantia, além de levar a chave para saque, fornecida pela empresa, você deve portar:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Abraço e boa sorte 🙂

Luiz

Boa tarde!

Minha conta do FGTS está inativa a mais de 3 anos, (último depósito em 2010), pois sou servidor público e não contribuo mais. Posso sacar o valor retido em FGTS, quais os documentos necessários nesta situação. Obrigado pela atenção.

Responder
Danilo Souza

Olá Luiz. Tudo certo?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Abraço e boa sorte! 🙂

Ivan Barbosa dos santos

Posso sacar o Fgts para fazer um tratamento psiquiátrico particular?
Como faço nesse caso?
Obrigado!

Responder
Danilo Souza

Olá Ivan. Tudo bem? espero que sim!

Nesse caso será melhor se você entrar em contato com o Atendimento da Caixa para verificar se há essa possibilidade.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Carlos

Perdi minBa identidade original, posso sacar meu fgts só com a carteira de trabalho?

Responder
Danilo Souza

Olá Carlos. Tudo certo?

Para você verificar essa possibilidade é melhor para você ligar no atendimento da Caixa, e eles te dirão se é ou não uma opção plausível!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Terezinha De Oliveira

Posso fazer a retirada do FGTS do meu companheiro? Estou com todos os documentos menos a carteira de identidade dele inclusive tenho o número da chave carteira de trabalho documentos que o empregador forneceu. Detalhe não somos casados legalmente.

Responder
Danilo Souza

Olá Terezinha. Tudo bom?

No seu caso tente ligar na agência da Caixa Econômica e veja se o procedimento é possível já que não são parceiros legais. A carteira de identidade é um documento importante para saque, então quando ligar, exponha essas duas informações para receber uma resposta completa e exata!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

RAISSA PEDROSO DOS REIS

ola, gostaria de saber !
Trabalhei com menor aprendiz e tenho um valor pra receber, so que não tenho esses documentos não recebi, Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.
não consigo receber so com carteira e rg ?

Responder
Danilo Souza

Olá Raissa. Tudo bom?

Raissa, como o seu caso é realmente bem específico quanto a documentação, é recomendável que você entre em contato com a Caixa, para que eles te passem informações mais exatas!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Vitória

Me ajude ..tipo meu pai faleceu.aí eu queria saber se eu consigo tira o fgts mostrando todo os documento dele

Responder
Danilo Souza

Olá Vitória. Tudo bom?

Recomendamos que você ligue no Atendimento da Caixa para receber essa informação com mais exatidão, e, dependendo da resposta, você já conseguirá proceder com a papelada no mesmo instante!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Jaqueline dos santos

Olá boa tarde sou gostaria de saber se pra mim receber meu FGTS minha rg tem que ser nova pois a minha já tem mas de dez anos

Responder
Danilo Souza

Olá Jaqueline. Tudo bem?

Como o RG tem uma data de validade de 10 anos exatos, então será bom se você recorrer ou a tirar um RG novo, ou você liga no atendimento da Caixa e verifica se há a possibilidade de saque.

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e um abraço 🙂

Jucilane Gomes

Quero saber se meu esposo pode sacar o FGTS pra construir pra adquirir a casa própria

Responder
Danilo Souza

Olá Jucilane. Tudo bom?

“Compra e construção

Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total.”

Para saber como funciona todo esse processo recomendamos que você ligue para o atendimento da Caixa pelo telefone: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Mariane

Oie , meu marido saiu da empresa a 4 anos demitido sem justa causa, e nunca foi sacar o FGTS , mas perdeu todos os doc. Inclusive a carteira de trabalho , ele pode resgatar o FGTS ? Obg

Responder
Danilo Souza

Olá Mariane. Tudo bom?

Para sacar o FGTS ele precisa de todos os documentos que vou listar aqui mais a chave para saque, se ele não tiver esses documentos recomendamos ligar na Caixa Econômica para saber como proceder. Vou deixar o número para contato do atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Boa sorte e abraço 🙂

Djenal dos santos

GOSTARIA de saber o saldo do meu fgts tem como por a internet precisa slgum documentos

Responder
silvana

Meu esposo está com uma doença grave por favor como posso sacar o fgts , estou precisando muito dessa orientação .obrigada silvana

Responder
Danilo Souza

Olá Silvana. Tudo certo?

Como seu caso é mais específico, e envolve mais do se informar sobre a documentação, é recomendado que você entre em contato com o atendimento ao cliente da Caixa para um auxílio mais exato!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

Francisca de araujo fariad

Sou aposetada, para retirar meu fgts preciso de quais documentos?

Responder
Danilo Souza

Olá Francisca. Tudo bem?

Para dar entrada no seu Fundo de Garantia, além de levar a chave para saque, fornecida pela empresa, você deve portar:

• Carteira de Trabalho.
• Cópia autenticada das atas das assembleias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.
• Documento de identificação.
• Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
• Documento fornecido por Instituto Oficial de Previdência Social, de âmbito federal, estadual ou municipal ou órgão equivalente ou, ainda, portaria publicada em Diário Oficial, que comprove a aposentadoria.
• Termo de Recisão do Contrato de Trabalho (TRCT), homologado quando legalmente exigível, para contrato firmado após a Data de Início do Benefício (DIB) da aposentadoria.

Espero ter ajudado e um abraço 🙂

Danilo Souza

Olá Sandra. Tudo bom?

Recomendamos que, para uma explicação mais exata sobre o seu ocorrido, você ligue no Atendimento da Caixa. Eles poderão te passar as devidas coordenadas de como proceder com relação ao seu incidente!

Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte abraço 🙂

Leonardo

Olá,
Faz mais de um mês que encaminhei o cartão cidadão por telefone e o mesmo não veio, tenho um valor acima de R$1500,00 de FGTS, gostaria de saber se consigo o saque em uma agência sem o bendito cartão cidadão, caso consiga, quais são os documentos necessários?
Dede já, muito obrigado!

Responder
Danilo Souza

Olá Leonardo. Tudo bom?

Para sacar o seu FGTS, além do número da chave fornecido pela empresa, é necessário que porte:

-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que pessoas demitidas por justa causa não podem retirar o FGTS.

Abraço e boa sorte! 🙂

jaciel

eu tenho a carteira de trabalho o niumero do pis e o termo de quitaçao pois nao tenho o cartao sidadao,posso tira o fgts sem o cartao sidadao ?

Responder
Danilo Souza

Olá Jaciel. Tudo certo?

Pode sim, mas terá que levar os seguintes documentos para saque.

-chave para saque, fornecida pela empresa.
-Carteira de Trabalho.
-Documento de identificação.
-Número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
-Termo de Quitação da Rescisão do Contrato de Trabalho (TQRCT) ou Termo de Homologação da Rescisão do Contrato de Trabalho (THRCT).
-Cópia autenticada das atas das assembléias que comprovem a eleição, eventuais reconduções e término do mandato, quando se tratar de diretor não empregado.

Vale lembrar que pessoas demitidas por justa causa não podem retirar o FGTS.

Abraço e boa sorte! 🙂

Dilane

Boa tarde..
Ha possibilidade se sacar sem a carteira de trabalho? Acabo de saber que a empresa que me demitiu perdeu a mesma.

Responder
Danilo Souza

Olá Dilane. Tudo bom?

a carteira de trabalho é um dos documentos essenciais para saque, já que ela comprova o tempo de trabalho do solicitante, e serve como documento identificação, portanto, nesse caso, o melhor a fazer é entrar em contato com a Caixa Econômica, através do telefone: 0800 726 0101 para que eles passem as devidas coordenadas.

Boa sorte e abraço 🙂

Luis

Eu consigo retirar o FGTS com a carteira de trabalho nova estando sem o RG? O meu foi roubado

Responder
Danilo Souza

Olá Luiz. Tudo bem?

O RG é um documento importante na hora da retirada do FGTS, seria bom entrar em contato com a Caixa para saber como proceder de forma mais adequada.

Atendimento ao cliente da Caixa: 0800 726 0101

Boa sorte e abraço 🙂

ulisses donisete da silva

Sou divorciado a alguns anos e gostaria de comprar a parte da minha ex-conjuge da nossa casa. gostaria de saber se eu posso sacar o fgts prá tal.

Responder
Danilo Souza

Olá Ulisses. Tudo certo?

O FGTS tem muitas utilidades, como seu caso é um pouco mais especifico, será melhor se você entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Caixa pelo número 0800 726 0101 para receber as devidas coordenadas.

Boa sorte e um abraço 🙂

Danilo Souza

Olá Ulisses. Tudo certo?

O FGTS tem muitas utilidades, como seu caso é um pouco mais especifico será melhor se você entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Caixa pelo número 0800 726 0101 para receber as devidas coordenadas.

Boa sorte e um abraço 🙂