Considerado um recurso necessário para grande parte da população em busca da casa própria, o financiamento de imóveis pela Caixa Econômica Federal (CEF) tem sofrido alterações consideráveis em suas regras nos últimos anos. Estas mudanças, somadas à falta de informação e algumas vezes até mesmo de planejamento financeiro, leva muitas pessoas a adiar ou até mesmo cancelar o sonho de ter “um lugar para chamar de meu”.
A novidade divulgada pela Caixa de ampliar o financiamento para até 80% do valor de imóveis usados por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) promete reaquecer as vendas de imóveis no País e estimular a realização do sonho da casa própria. Confira o que mudou, quais os impactos e como você pode aproveitar dessas alterações para ter o imóvel que você sempre quis ainda em 2016!
O que é o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e a diferença para o SFI
Para ficarem mais claras as medidas adotadas pela Caixa entre 2015 e 2016 é importante entender o que é SFH (Sistema Financeiro de Habitação). Afinal, é por meio deste sistema que é disponibilizada a maior parte do crédito para financiar imóveis no Brasil. Além disso, fois o SFH que sofreu alterações nas regras anunciadas pela CEF.
Existem dois sistemas de financiamento: o SFH e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário). O primeiro deles tem como recurso de crédito, tanto para o financiamento de compra quanto de construção de imóveis com cunho residencial, contas do FGTS e da Poupança. Para solicitá-lo é necessário se enquadrar em alguns critérios específicos do sistema que inclui, por exemplo, um preço máximo para o imóvel que será financiado.
Das vantagens do uso desta modalidade estão a taxa de juros anual fixa e a definição de um valor máximo de cobrança pela instiuição financeira para administrar o financiamento contratado. Por isso ele acaba sendo a melhor opção para quem quer financiar um imóvel na maior parte dos casos.
Já o SFI abrange os imóveis que não se enquadram nas regras delineadas para o uso do SFH. Como recurso de crédito para esta opção estão os fundos de renda fixa, seguradoras, fundos de pensão e bancos de investimentos.
Não é permitido utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortizar a dívida e não há definição estabelecida sobre a taxa de juros cobrada pela instituição financeira que conceder o financiamento. Apesar de haver limites predefinidos no Código de Defesa do Consumidor em relação a contratos de aquisição de imóveis por meio de financiamentos, as operações nesta modalidade são relativamente livres.
Medidas adotadas pela Caixa em 2015 e o impacto no sonho da casa própria
Em abril de 2015, com a intenção de conseguir lidar melhor com a redução do montante disponível na poupança – principal fonte de recursos para o SFH, a Caixa fez alterações consideráveis nas regras do sistema. Dentre elas, a redução do limite de financiamento de imóveis usados pelo SFH a 50% – o que exigia do interessado em comprar a casa própria ter a outra metade do valor do imóvel para pagar a vista.

Fonte: IBRAFI – Instituto Brasileiro de Estudos Financeiros e Imobiliários
Ao colocar na “ponta do lápis” o montante do financiamento, a negociação se tornou inviável para muitos. Em consequência disso e da instabilidade econômica no País, o mercado imobiliário foi afetado como um todo – assim como os planos de ter uma casa própria.
Para diminuir os impactos da medida, o banco foi beneficiado em 2015 com a liberação de recursos do FGTS em linhas especiais de crédito. Com isso a Caixa permaneceu líder absoluta no mercado de crédito para financiamento imobiliário no ano, detendo 67,2% de participação. Em valores, isso representou mais de R$ 91 milhões. Foram mais de 792 mil unidades financiadas que beneficiaram 2,9 milhões de pessoas no Brasil, segundo a própria instituição financeira.
O que muda em 2016 no financiamento pela Caixa
No dia 08 de março de 2016, durante a divulgação do balanço financeiro anual (2015) pela presidente do banco, Miriam Belchior, a CEF anunciou novidades: frente aos bons resultados e a possibilidade de um impacto negativo ainda maior que o apresentado no começo de 2016, o FGTS, em parceria com a Caixa, disponibilizou mais recursos que prometem reaquecer o mercado. Com isso foi possível à CEF ampliar o percentual máximo da cota de financiamento – caso utilizado o Sistema de Amortização Constante (SAC). Confira os percentuais alterados pela Caixa:

Fonte: Caixa Econômica Federal
A intenção, segundo Belchior, é ampliar em 13% o volume de contratações de financiamento para 2016. Isso corresponde a mais 64 mil habitações em relação a 2015, sendo 29,7 mil provenientes de recursos do FGTS e 34,3 mil da poupança. Uma ótima oportunidade para você conseguir realizar o sonho da casa própria!
Quem já possui um imóvel financiado também pode comemorar!
O banco público também reativou a possibilidade de compra do segundo imóvel por meio do financiamento. As taxas de juros e prazos definidos são os mesmos determinados para quem comprará o primeiro. Boas novas, não é mesmo?
O que você achou das mudanças nas regras para financiamento de imóveis pela Caixa? Aproveite o espaço para comentários e compartilhe as suas dúvidas sobre financiamento com a gente!
Foi um estímulo
Com certeza, Nilson. E além disso, foi uma abertura para quem tinha o sonho de comprar a casa própria e não conseguia. 🙂
Obrigada pelo comentário e volte sempre que quiser saber um pouco mais sobre o mercado imobiliário.
Um abraço.
Bom dia.
Meu nome é Luciana, e antes de tirar a minha dúvida, gostaria de agradecer este espaço para tirar dúvidas.
Gostaria de comprar um imóvel, utilizando como entrada o meu FGTS e do meu esposo. Mas a maioria dos corretores que consultam informam que eu preciso ter um valor disponível para entrada que o fundo é só para abater a diferença. Essa informação procede?
Oi, Luciana.
Isso não é verdade. Você pode sim utilizar seu FGTS para pagar 100% da sua entrada. O que pode estar acontecendo é alguma prática comercial desse determinado corretor. Vale insistir com ele e se for caso, procurar os responsáveis pela imobiliária e/ou construtora.
Um abraço.
Boa tarde,
Podemos utilizar no caso de compra de um imóvel o FGTS do casal? Digo o dele e o dela?
Obrigada
Olá Luzia. Tudo certo?
É recomendável que você entre em contato com a Caixa para saber se não há nenhuma restrição ou regra quanto à essa divisão.
Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101
Boa sorte e abraço 🙂
COMO Q POSSO FINANCIAR A CASA PROPRIA COM MEU FGTS como q eu posso financiar um imovel usado utizando o meu FGTS e qual é a renda mensal q eu posso pagar se o meu salario é de 1400reais por mes
Olá Gilson. Tudo bom?
A Caixa é a instituição mais focada nesse tipo de assunto e como seu caso é mais especifico seria melhor para você entrar em contato com a agência para uma informação mais exata!
Atendimento ao cliente Caixa: 0800 726 0101
Boa sorte e abraço 🙂
Gostei dessas mudanças, é claro, principalmente quando se quer financiar um imóvel.
Olá, Saulo.
Que bom que as informações foram relevantes para você. É preciso sempre manter-se informado 🙂
Sempre que quiser, nos acompanhe. Temos várias novidades para você e todos os outros leitores!
Grande abraço.
Pretendo trocar por uma casa menor,porque é somente eu e minha esposa e filho separado.
Olá, Nivaldo.
No nosso portal, você encontrará diversos imóveis que podem suprir as suas necessidades e da sua família também. Se preferir, baixe nosso aplicativo, assim poderá procurar imóveis seja onde for.
Se precisar tirar qualquer dúvida, estou à disposição.
Grande beijo 🙂
Gostaria de. Mais informaçoes sobre financiamento de imovel usado,
Olá Alexandra. Tudo bom?
Se você quer saber mais sobre imóveis usados vou deixar um link que vai para uma matéria do nosso blog referente a apartamentos usados (http://www.vivareal.com.br/blog/dicas-compra/3-dicas-para-comprar-um-apartamento-usado/) e ainda hoje sairá um sobre casas usadas, Fique sempre ligada no Blog do VivaReal, sempre temos boas e novas informações referente a imóveis.
Espero ter ajudado e abraço 🙂
fantastico
Que bom que gostou do post, Tania.
Sempre que quiser consultar qualquer coisa sobre o mercado de imóveis, você pode dar uma passada por aqui. Caso não tenha nada relacionado à sua dúvida, deixe-nos um comentário. Você será sempre bem-vinda.
Grande beijo 🙂
Estou procurando em imóvel usado
Olá Maria. Tudo bom?
Se você está procurando imóveis, tanto usados quanto novos visite nosso portal http://www.vivareal.com.br. Aqui você pode encontrar o imóvel dos seus sonhos!
Boa sorte e um abraço 🙂
Adorei a explicação da matéria, estou querendo comprar um imóvel usado mas estava receoso se
seria um bom negócio com juros tão alto e a crise do país .
Olá Wagner. Tudo certo?
Fico feliz que o nosso post tenha agregado algo a mais no seu conhecimento. Executamos todos os conteúdos com muito carinho, sempre pensando em nossos leitores. Sobre os juros você terá de conferir com a Caixa, para ter certeza de quanto será e se vale ou não apena para você.
Espero ter ajudado e um abraço 🙂
Maravilha, só espero que eles tenham dinheiro para pagar todos,beijos
BOA NOITE,COMO POSSO SABE SE O QUE TENHO DE FGTS DA UMA ENTRADA EM UM IMOVEIS EM NITEROI OU MARICÁ
Olá, Maria Angela!
Tudo bem?
Para saber o quanto tem no FGTS o indicado é acessar o site oficial (http://www.fgts.gov.br/trabalhador/servicos_online/saldo_fgts.asp ). Com o número do seu PIS ou do Cartão Cidadão você saberá o valor exato do extrato (quanto está disponível para utilização).
saber se o valor que você possui é suficiente dependerá do valor e do tipo de imóvel que você pretende comprar. Hoje os bancos estão trabalhando com entrada mínima entre 20 e 50% do valor do imóvel. Por isso, recomendo que você pesquise a média de preço do imóvel dos seus sonhos e verifique se o valor que possui no FGTS corresponde ao percentual praticado pelas instituições financeiras! =)
Espero tê-la ajudado. =)